Às vezes o mundo parece estar de cabeça para baixo, não é mesmo? As coisas não saem como a gente imagina e a incerteza do futuro deixa tudo nebuloso. Quando somos estudantes, isso é mais comum ainda: provas, trabalhos, vestibular, ENEM, crush…são tantas preocupações! Mas você sabia que colorir pode ajudar a diminuir a ansiedade?
Isso mesmo! Em um mundo tão cheio de tarefas para serem feitas, é difícil encontrarmos um tempinho na agenda para relaxarmos. Até mesmo as atividades legais – como organizar uma festa – acabam se tornando enfadonhas, quando as encaramos como uma tarefa.
Então, por que não fazer uma pausa na rotina e se render aos benefícios de um livro para colorir ou criar sua própria arte?
Colorir: um mundo de prazer à sua frente
Os professores e pedagogos, de maneira geral, sempre souberam que a atividade era benéfica para as crianças. Despertava a imaginação, melhorava a concentração e expressava o lado artístico dos pequenos. Foi em 2013, porém, com o lançamento da série “Secret Garden” que os livros de colorir se popularizaram – não só entre as crianças, como também entre adultos e adolescentes.
De acordo com os criadores da série, a atividade de pintar faz com que a pessoa se desconecte dos problemas. Há pesquisas, inclusive, que mostram que colorir e desenhar estimulam a parte do cérebro relacionada ao sistema de recompensa. Ou seja, a atividade desperta o prazer, o alívio e a satisfação consigo mesmo.
Uma pesquisa que confirma o resultado positivo de desenhar e pintar foi realizada na Universidade de Drexel, na Filadélfia (EUA). O estudo, divulgado na revista Época , mostra também que quando os participantes estão “fazendo arte” há um aumento de fluxo sanguíneo no cérebro. Como consequência, eles se sentem mais criativos antes e depois das atividades.
Colorir é como comer um pedaço de chocolate. As duas atividades causam sensações boas no corpo e, consequentemente, aliviam a ansiedade. A primeira, no entanto, é mais saudável, não engorda e pode ser feita a qualquer momento.
Se você sofre com pressões, insegurança e ansiedade, que tal começar a pintar?
O foco apenas nos problemas não ajuda a resolvê-los. Todo mundo precisa de um momento no dia para relaxar. Tem estudo também que corrobora essa afirmação. Uma pesquisa da Universidade de São Francisco (EUA) aponta que ter um hobby ou uma atividade relaxante ajuda, até mesmo, na produtividade no trabalho , conforme noticiou o jornal Extra
Colorir um livro já com desenhos ou inventar a própria obra de arte diminui a ansiedade, pois permite que você ouse na sua liberdade criativa. Aliás, há outros benefícios. Vamos conhecer?
- Você se sente mais confiante: ao libertar a mente para as atividades prazerosas, você estimula o seu cérebro a criar. Assim, consegue fazer um desenho ou uma pintura, por exemplo. Isso desperta a sensação de confiança em você mesmo e na sua capacidade de tomar decisões em outras áreas da vida.
- Favorece a concentração: hoje com o celular, a gente fica conectado o tempo todo. Esse comportamento faz a concentração diminuir. A pintura, no entanto, recupera essa habilidade.
- Você se conecta com a infância: lembra como tudo era fácil, tranquilo e alegre na infância? O colorir desperta o nosso lado do brincar, o que estimula, mais uma vez, a criatividade.
Depois de todos os benefícios apresentados, é o momento de escolher relaxar. Sabe o que está faltando? Os materiais adequados! Você vai precisar de lápis de cor ou canetinhas . Conheça toda a linha de produtos que oferecemos e divirta-se!
0 comentários