Utilizar canetas para tecido é uma excelente forma de personalizar camisetas e outras peças. As canetas entregam uma boa eficiência, com qualidade na pigmentação, resistência às lavagens, ausência de feathering (espalhamento da tinta nas fibras, fazendo os contornos ficarem difusos) e variedade de cores.
Mas para obter bons resultados e ostentar uma peça totalmente personalizada e com bom acabamento, existem algumas dicas básicas. Quer saber quais são? Então veja a seguir como customizar roupas com canetas para tecido!
Escolha das canetas
O primeiro passo para este método de customização de roupas é escolher as canetas certas. Selecione cores variadas e produtos com pigmentos e pontas de boa qualidade. Isso será essencial para que o acabamento fique bonito e a estética da peça saia conforme você imaginou.
Escolha seu desenho
Neste momento, vale deixar a imaginação correr solta. Seja para customizar suas próprias roupas, confeccionar um presente ou customizar uma peça para venda, a seleção do design é muito importante.
Pense com cuidado na mensagem que deseja transmitir e procure planejar fazendo um esboço em papel antes de partir para a peça propriamente dita. Isso vai lhe ajudar a evitar o desperdício e frustrações caso algo não dê certo, e também vai permitir que você tenha mais ideias antes de trabalhar no tecido.
Defina um método de transferência
Esse aqui é um dos aspectos mais importantes da customização de tecidos. Como não é possível apagar a caneta, é muito importante que você empregue um método de transferência que reduza a chance de erros.
Definir uma boa técnica de transferência também torna possível aos menos habilidosos com desenho criar estampas lindas com facilidade. Já se você é treinada em desenho, ou quer fazer uma arte mais livre, parta direto para o tecido. Lembre-se apenas de tencioná-lo ligeiramente para não se deparar com dobras ao longo do processo (mas atenção: não estique muito para não acabar com uma imagem deformada).
Se você tem menos habilidade com o desenho, crie um decalque. É possível fazer isso imprimindo uma arte a partir do computador, ou utilizando uma outra imagem já impressa. Para transferir o decalque, posicione-o sob o tecido e enxergue através da transparência para contornar. Se for difícil ver o desenho, utilize uma mesa de luz (existem aplicativos para celulares e tablets que fazem esta função) sob a arte.
Alternativamente, você também pode usar papel carbono para transferir o decalque. Com qualquer uma destas técnicas você terá mais confiança para customizar o tecido com a certeza de criar uma arte bonita.
Caso vá fazer letras ou formas mais simples, pode também criar uma matriz vazada e preencher com as canetas. Imprima a arte desejada, corte as áreas que vai pintar, posicione sobre o tecido e utilize as canetas para transferir dos espaços vazios da matriz para o tecido. Esta técnica garante uma boa precisão e a criação de um design limpo e bem acabado.
Gostou do tutorial e está pronta para criar sua peças customizadas com canetas para tecido? Então viste nossa loja para conhecer canetas de alta qualidade e escolher as cores que melhor atendem aos seus projetos!
0 comentários