Realizar uma apresentação no trabalho é sempre algo desafiador, mesmo sendo home office como muitos estão. Abordar os aspectos que são importantes de maneira clara, objetiva e precisa requer calma, atenção e estudo.
Para as pessoas que possuem mais dificuldades nessas situações, algumas dicas podem auxiliar no momento de realizar uma apresentação, afinal de contas, muitos podem ser os objetivos: seja fechar um negócio, convencer os gestores sobre um novo projeto ou até mesmo uma apresentação de resultados.
Independentemente do que será apresentado, o mais importante é demonstrar segurança, confiança e domínio no tema que está falando. Mas como isso é possível? Confira duas estratégias que vão ajudá-lo nessa missão.
1. Preparação é fundamental
Por mais óbvio que isso possa parecer, muitas pessoas não se preparam da maneira adequada para uma apresentação no trabalho. Isso porque a procrastinação costuma dominar esses momentos, seja por ansiedade ou receio.
Claro que existem muitas questões que podem provocar erros numa apresentação, mas, quando de fato está preparado e com domínio do que será mostrado, as possibilidades de que algo fuja do controle são mais difíceis.
Caso você esteja se perguntando qual a melhor forma de se preparar para uma apresentação, saiba que o primeiro passo é definir claramente qual objetivo deseja alcançar e o que é necessário para isso.
Por exemplo, caso o propósito seja convencer os gestores de que o resultado de determinada ação foi positivo, o que é necessário? Quais as informações que não podem faltar para que isso fique claro? E se achar necessário escreva em um papel as ideias e depois monte sua apresentação.
Depois de definir isso, é chegado o momento de reunir todos esses dados. Selecione tudo que tiver relação com o objetivo da sua apresentação e faça uma triagem cuidadosa e objetiva. Nada de fazer algo muito longo, que pode se tornar cansativo e desviar a atenção das pessoas que assistirão.
O conteúdo precisa estar resumido e didático para que seja possível alcançar os resultados desejados. Agora que já tem isso em mãos, é a hora de organizar, definir a ordem do que será apresentado e estudar cuidadosamente o que será falado. Sim, faça um roteiro com os principais tópicos que você deverá abordar na sua fala durante a apresentação para que nada fique de fora.
2. Use recursos na sua apresentação
A melhor forma de complementar o que está sendo dito é ilustrando claramente os seus argumentos, correto? Portanto, utilize de:
– Recursos tecnológicos
– Slides
– Imagens
– Gráficos
– Infográfico
O conteúdo deve ser incluído nesses recursos de maneira também estrategicamente pensada e não aleatoriamente. Quais as cores mais adequadas para esse tipo de apresentação? É algo mais sério ou pode ser descontraído? Quais imagens podem ser usadas para dar uma fluidez interessante?
Atente-se também para a quantidade de texto que será colocada nos slides, pois pode ficar cansativo para quem lê. Cuide para colocar só o que realmente for necessário e caberá a você detalhar cada um daqueles tópicos que estão sendo mostrados nos recursos visuais.
Para esses recursos, a dica mais importante é: evite os excessos. Tente equilibrar o que está sendo usado para não cansar visualmente e confundir as pessoas que estarão assistindo e provocar o efeito oposto ao desejado.
Gostou das dicas? Acesse nosso site e confira nossos produtos que podem ajudar você a realizar uma boa apresentação.
0 comentários