Como ter uma agenda organizada ajuda na sua produtividade no trabalho?

Todos os dias somos bombardeados a diversos estímulos. Isso acaba não só prejudicando a nossa concentração, mas também aumenta as nossas demandas. São ferramentas que deveriam facilitar nossa comunicação e se tornam vilões no nosso desempenho.

Em meio a tudo isso, uma alternativa muito usada é investir em agendas. Trata-se de uma ferramenta bastante utilizada por muitas pessoas que buscam fazer uma gestão eficaz do tempo. Além disso, contribui para organizar melhor as tarefas a serem desempenhadas durante um período.

O mais interessante é que toda pessoa pode melhorar o gerenciamento das atividades do dia a dia. Inclusive, é possível otimizar o uso da agenda de diversas maneiras. Mas você saberá melhor sobre isso a seguir.

As vantagens de investir em uma agenda

Você já deve ter a ideia que a agenda contribui para a organização do dia a dia. Mas o que você não sabe é que se pode ter outros benefícios ao investir nisso. Começando com o planejamento. Com uma meta em mente, você pode distribuir de forma adequada as tarefas a serem realizadas para cumprir esse objetivo.

E ainda podemos compreender melhor como cumprir determinado compromisso. Por exemplo, se você tem uma reunião externa, em qual horário deve sair de um local para estar lá a tempo? Ou então, qual a expectativa de duração desse encontro? Tudo isso pode ser destacado ao longo da agenda.

Não podemos nos esquecer da capacidade de diminuir as informações armazenadas no cérebro. Se você tem muita coisa na mente, acaba sobrecarregando a sua tomada de decisão. Quando as informações são colocadas na agenda, você diminui o “peso” de ter que memorizar as tarefas diárias.

Outra vantagem está na capacidade de lidar com imprevistos. Você pode definir o que precisa ser feito no dia e, caso tenha um impedimento, saberá se organizar. Terá a capacidade de redefinir seus esforços e as atividades a serem realizadas. Mas existem outras maneiras de ter um uso mais assertivo da agenda.

Como otimizar o uso da agenda no dia a dia

A agenda por si só é uma ótima ferramenta de organização. Porém, é possível usar isso de uma maneira ainda mais efetiva. Confira abaixo algumas dicas práticas para você fazer hoje mesmo.

*Invista em uma agenda de acordo com o seu perfil: Existem algumas pessoas que se adaptam melhor à tecnologia e já outras preferem escrever. Invista no autoconhecimento e analise se vale a pena ter uma agenda eletrônica ou de papel.

*Tenha comprometimento na agenda: De nada adianta você ter uma agenda se não conseguirá manter sua organização. Estipule um período do dia e utilize-o para preencher as suas tarefas.

*Invista nas cores: é uma ótima maneira de visualizar melhor as tarefas e colocar cores diferentes na agenda. Vale canetas coloridas, post it ou qualquer outro material que dê mais destaque a uma informação. Isso te ajuda a definir o que é essencial e imprescindível.

*Crie prioridades: Todos os dias temos diversas atividades a serem realizadas. Aposte em definir as prioridades, no máximo três. Vale usar a dica anterior de destacar a prioridade com uma caneta colorida. Mas lembre-se disso.

Ter uma agenda é ter a possibilidade de atingir suas metas e realizar suas atividades da melhor maneira. Mais do que uma ferramenta, é capaz de dar proporcionar mais produtividade no dia a dia. E se você quer ver mais materiais para aumentar a sua performance, seja no trabalho ou estudos, conheça nossos produtos no site: www.compactor.com.br 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *