Como pintar porcelana para presentear e vender?

Pintar é uma arte. É uma forma de transformar pensamentos invisíveis em algo concreto e visível. É uma forma de colorir um pouco mais o mundo – ou cantos e lugares em nossa casa – e deixá-lo mais alegre e encantador. É, inclusive, uma terapia para os mais experientes. Sabendo que você não vive sem a arte, fazendo dela a sua maior alegria, preparamos este texto com o objetivo de ensinar a você como pintar porcelana para presentear e vender. Confira e aperfeiçoe sua técnica!

Quais materiais você precisará para começar a pintar?

Você não vai precisar de muitos materiais. Geralmente, pode-se pintar a porcelana com marcadores especiais para artesanato, ilustração e pintura, além de tintas específicas, como a Decorfix 150 brilhante. Além disso, você precisará de um álcool, pincéis, de uma folha ofício e de um lápis grafite.

Quanto ao uso do material em porcelana, fica a seu critério. Você pode usar prato, caneca, cerâmica e telha em porcelana. Será a sua criatividade a definir a escolha do material mais adequado para o que você deseja pintar. Além disso, vai depender também de seu objetivo, se é para vender ou para presentear. Como, às vezes, queremos depositar um pouco mais de carinho quando se trata de um presente para uma pessoa querida, talvez seja interessante pintar em um material um pouco maior. Em suma, deixe a sua imaginação criativa lhe conduzir.

Passo a passo de como pintar um prato em porcelana.

Geralmente é o prato em porcelana um dos materiais mais utilizados para a pintura e por essa razão decidimos apresentar o passo a passo de como decorá-lo.

1º Passo: de acordo com a artesã Teca Silvestre, o primeiro passo é lavar o material com água e sabão e logo depois secá-lo;

2º Passo: depois de secá-lo, deve-se passar álcool no material visando eliminar vestígios de gorduras;

3º Passo: demarque em um papel em branco (pode ser ofício) o tamanho de seu prato e crie o desenho, usando um lápis grafite, de acordo com o que você deseja imprimir na porcelana. Esse passo pode ser feito logo no início. Não há problema algum quanto a isso;

4º Passo: inicie os trabalhos, usando as tintas e os marcadores especiais para dar contorno ao desenho. Daí em diante, será a sua visão artística a conduzir o processo, dando-lhe vida e cores. Utilize os marcadores especiais para dar um efeito criativo à sua arte. Eles são perfeitos para dar um acabamento diferenciado, como para fazer linhas, pontos, bolas, entre outras formas;

5º Passo: depois que você concluir, deixe a porcelana secar por 24 horas;

6º Passo: Após as 24 horas, leve ao forno em temperatura de 160 graus. Deixe queimar por 90 minutos e depois retire! Sua peça estará linda, super brilhosa e pronta para ser vendida ou para você dar de presente.

Pinte e decore sua porcelana com os marcadores especiais da Compactor. Com eles, a sua arte ganhará qualidade, brilho e beleza. Você pode encontrar os marcadores especiais da marca clicando aqui.

14 Comentários

  1. Claudiomiro

    Gostei do seu artigo. Muito bom, bem explicativo, com ótimas dicas. Gosto muito de desenhar. Meus parabéns

    Responder
  2. Pedro Miguel

    Olá,
    Recomendo vivamente o seu blog/site.
    Gostei muito do seu Post.
    Obrigado
    Pedro Miguel

    Responder
  3. Mariana

    Não é possível pintar e secar sem a queima, quando feito apenas com as canetas?

    Responder
    • Helison

      Sem a queima ela não fixa na porcelana. Sai logo na primeira lavagem. Caso queira algo decorativo, não é necessário ir ao forno, mas se esse for o caso pode usar qualquer caneta a base d’água, como a Posca. Veja algumas que fiz no meu instagram: @estudiodaletra

      Responder
  4. valente2

    Poderia deixar sugestões de desenhos

    Responder
  5. Maria Aparecida da Silveira Faria

    Quero fazer caligrafia em canecas para presentear
    O que preciso ter e comprar?

    Responder
  6. Vera Silva

    Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

    Responder
  7. Carla Bessa

    A Compactor deveria colocar na instrução de uso das canetas para porcelana, que tem q deixar a peça secar por 24 horas e depois levar ao forno, ou pode já levar direto? Fiz esses dias umas e todas ao ir para o forno ficou escorrida a tinta não pq! E deveria ter canetas com pontas mais finas !

    Responder
  8. Julia

    Posso pintar a caneca por dentro e levar à maquina de sublimação?

    Responder
  9. Dalva stracci

    Queria saber se porcelana fina e antiga pode ser levada ao forno…sem causar danos. Pois estou restaurando uma peça super antiga e tenho receio dela rachar ao ser colocada no forno…
    Agradeço!!

    Responder
  10. Estevan Martins

    Muito bom, adorei! Não imaginava que era isso, ganhou um leitor. Obrigado! 😉

    Responder
  11. Helena Dias

    Olá Muito bom o seu artigo, vou passar a acompanhar seu blog seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

    Responder
  12. Aline

    Fiz a pintura e depois a queima no meu forno doméstico como explicado aqui, mas a pintura saiu toda ao lava-la e sem muito esforço.
    O que pode ter acontecido?

    Responder
  13. Adriana Simões Duarte

    Gostei e quero fazer para utilizar e não decorar, está técnica em forno convencional pode ser utilizado como louça no dia a dia sem danificar o trabalho?
    Obrigada!!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *