Assim como ocorre com os lápis, que possuem diferentes características e funções, as lapiseiras também não são todas iguais. Seja para escrever ou desenhar, cada modelo utilizado fará muita diferença. Se você não sabe como escolher a lapiseira ideal, apresentamos a seguir algumas informações que ajudarão na tarefa. O primeiro detalhe a se considerar são as dimensões variadas do produto.
As mais finas possuem diâmetro que varia de 0.2 mm, 0.3 mm, 0.5 mm, 0.7 mm até 0.9 mm. Nos modelos onde o grafite é mais grosso temos 2.0 mm, 2.5 mm, 3.0 mm, 3.15 mm, 3.2 mm, 3.8 mm e 5.6 mm. Cada uma das espessuras mencionadas possuirá aplicações específicas. Vale citar ainda que existem os tamanhos B, que podem ser quase tão espessos quanto um lápis.
Comparando a lapiseira com estes últimos, observamos que ela é mais confortável por conta do seu corpo e design. Em atividades como desenho realista e técnico são ferramentas indispensáveis. Mas como, afinal, descobrimos o modelo mais indicado para uma determinada atividade? A seguir damos algumas dicas para fazer a escolha mais adequada à sua necessidade.
Como escolher a lapiseira ideal: fique de olho em calibre e conforto
O primeiro detalhe a levar em consideração é para o que a sua lapiseira será utilizada. Considere que quanto menor o diâmetro do grafite, maior a precisão. Assim, se tomarmos como exemplo crianças que usam o material apenas para escrever, não será necessário fazer pequenos detalhes. O melhor então é investir no conforto, usando lapiseiras como a 0.7 mm.
Inclusive não se recomenda pontas mais finas do que esta para crianças em idade escolar. É claro que também precisamos considerar o peso que será colocado no papel. E isto vale para qualquer faixa etária. Quem tem a mão mais pesada deve optar por uma 0.9 mm. A espessura aguentará melhor a pressão. Já na escrita leve a 0.5 mm é ideal.
Estes são alguns detalhes que respondem à questão de como escolher a lapiseira ideal. O conforto neste caso é o elemento mais importante. Avaliamos, no entanto, apenas a sua utilização na escrita. Para desenhos e trabalhos técnicos, que envolvem traços mais finos e precisos, devemos considerar a função dos diferentes calibres. Todas as informações sobre esta aplicação você confere no tópico seguinte.
Entenda para o que serve cada diâmetro de grafite
As Lapiseiras de tamanho 0.03 mm são as mais indicadas para desenhar linhas e pequenos detalhes. Para desenhos e traços maiores, usamos a 0.05 mm. Sua combinação com o calibre anterior é muito utilizada ao fazer ilustrações realistas. Trabalhos que envolvam grandes formatos devem empregar os calibres entre 3B e 9B. Como eles rendem traços mais escuros e macios, servem igualmente para fazer sombreados.
Para um tracejado mais seco e claro, dê preferência às graduações do tipo Hard (2H, H, HB). O último modelo tende a ser o mais comum, mas por vezes não está sinalizado nas minas – as caixinhas com o grafite. Por fim, é importante lembrar que para as gramaturas máximas é preciso uma lapiseira do tipo porta-mina.
Agora que você sabe como escolher a lapiseira ideal, aproveite para conferir as lapiseiras Compactor. Os diferentes modelos atendem a todas as necessidades de escrita e desenho que você possa ter. Oferecemos até mesmo lapiseiras coloridas! Ficou curioso? Clique aqui para saber mais a respeito.
0 comentários