A comunicação interpessoal é fundamental em qualquer área de trabalho. Não importa o tipo de ambiente, a comunicação tem influência direta no desempenho e funcionamento da empresa. É o que permite a tomada de decisões, formação de parcerias, negociação e assim por diante. A escrita faz parte disso. Afinal, com comunicações entre notas, mensagens e textos dos mais variadores teores e tamanhos, do tradicional papel às mensagens eletrônicas instantâneas, a escrita ainda é muito relevante no meio profissional.
A importância de uma boa escrita no ambiente empresarial
– Facilita comunicação: uma mensagem confusa pode afetar drasticamente sua transmissão. Erros do português, frases com informação incompleta ou até duplo sentido geram uma má interpretação. Como consequência, decisões erradas podem ser feitas, atrasando todo o processo da empresa e afetando a sua imagem.
– Transmite profissionalismo: quem possui uma boa escrita empresarial mostra sua qualidade como profissional. Escrever adequadamente pode ajudar desde conseguir um emprego com uma boa carta de apresentação até a mostrar eficiência durante o trabalho e conquistar promoções. A maioria dos profissionais não possui essa habilidade, então é uma forma de acrescentar diferencial a si mesmo e construir uma boa reputação.
– Melhora a argumentação: dominar a arte da escrita empresarial, em parte, é dominar o conhecimento sobre a área em que atua. Por esse motivo, terá mais confiança para discutir – por fala ou escrita – sobre assuntos com esse tema, o que aprimora seu poder de persuasão no ambiente empresarial. Assim será mais fácil conseguir aprovar suas ideias, participar dos melhores projetos, conquistar espaço na hierarquia e assim sucessivamente.
Quatro estratégias para dominar sua escrita profissional
– Ler constantemente: não é mistério que ler ajuda a formar vocabulário. No caso desse tipo de escrita, ler artigos e livros acadêmicos relacionados é uma boa forma de adquirir conhecimento geral sobre a área e também a captar os jargões e termos mais específicos do setor.
– Praticar caligrafia: embora boa parte do conteúdo redigido seja digital atualmente, eventualmente também precisará escrever relatórios e preencher formulários direto na caneta. Para esses casos, não importa só ser bem articulado, se a caligrafia for confusa, pode ser um problema para a compreensão. Por isso, invista numa boa caneta com um belo traço e desenvolva uma caligrafia limpa e legível.
– Atenção à linguagem: a forma que falamos e a que escrevemos são diferentes mesmo no ambiente empresarial, então evite gírias e vícios de linguagem que são aceitáveis na fala, mas não caem bem no texto. É importante também focar no seu interlocutor, para poder regular o nível de formalidade a ser aplicado, para que ele entenda a mensagem com devida clareza.
– Planejar cuidadosamente: o bom da escrita é que ela não é exatamente em tempo real. Enquanto na fala, uma vez dito não se pode voltar atrás, no grafado pode reescrever quantas vezes precisar até a entrega. Por isso, tome tempo para planejar o texto com calma: crie uma estrutura para a mensagem, formule o texto com atenção às palavras, e releia quantas vezes for necessário até ficar satisfeito. Uma dica é ler em voz alta, já que é mais fácil perceber problemas nas frases ao ouvi-las.
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