O LinkedIn é uma ideia extremamente inteligente. Ele surge para combinar o hábito de usar as redes sociais com a constante busca por melhoria profissional. Afinal, é uma conexão que faz bastante sentido.
Grande parte do benefício do trabalho e da forma de conseguir um melhor emprego é através da rede social, real ou virtual, que é criada ao longo do caminho. O LinkedIn é uma forma de “oficializar” essa rede, com o objetivo mais direto de ser voltada para o trabalho. Portanto, confira 4 dicas para usar o LinkedIn profissionalmente!
1 – Trabalhe muito bem o seu perfil
O seu perfil no LinkedIn é a sua apresentação, o seu currículo e o primeiro contato que possíveis recrutadores ou clientes terão com você. É fundamental conter todo o básico que seria apresentado em um currículo, como a formação acadêmica e a experiência profissional. Porém, é fundamental ser bem conciso, e postar apenas o que for realmente relevante para as suas ambições.
Também é uma ótima dica colocar algumas informações pessoais, mas sem exagerar. Alguns dos seus interesses e habilidades que não necessariamente tenham ligação direta com o trabalho. Isso ajuda os recrutadores e possíveis clientes a conhecê-lo melhor, gerando uma simpatia que facilita o contato ou já sendo uma forma de avaliar se você se enquadra no perfil da empresa e da equipe.
Outro aspecto primordial é a foto. O LinkedIn, apesar de uma rede social, é um ambiente profissional. Portanto, é preciso muito bom senso no momento desta escolha.
2 – Trabalhe o SEO
Quem conhece, ou trabalha, com marketing, sabe a importância de fazer um bom SEO. Essas práticas ajudam as empresas a serem encontradas em sites de busca, como o Google. É importante trabalhar conceitos parecidos também no LinkedIn, para que tanto recrutadores como clientes possam encontrar a sua página.
Um trabalho fundamental são as palavras-chave. Esses são termos usados pelos recrutadores e potenciais clientes em suas pesquisas, de modo a encontrar o que precisam. Quem quiser ser encontrado, precisa usar essas palavras chaves para garantir que irão aparecer nas pesquisas dos usuários.
3 – Use e abuse do aspecto de rede social
O LinkedIn é uma rede social. Por isso, para usá-lo da melhor maneira, é preciso ter certeza de aproveitar as vantagens desse aspecto.
O primeiro são as recomendações. Comentários positivos de colegas e ex-colegas ajudam muito nos processos de seleção, assim como recomendações de clientes antigos. A rede é uma via de mão dupla, então também faça boas recomendações a quem merece.
Outra opção são os grupos. A participação em grupos é uma excelente forma de conhecer novas pessoas e aumentar a sua rede de contatos.
Não hesite em buscar novas formas de se “socializar” no LinkedIn. É para isso que ele serve.
4 – Faça publicações
O LinkedIn também tem um espaço para a publicação de artigos e textos autorais. Isso é uma ótima forma de fortalecer o seu nome, dentro e fora da rede. Artigos bem publicados e bem escritos atraem tráfego mesmo fora do LinkedIn, e dentro da rede, é uma ótima maneira de conseguir chamar ainda mais atenção para as suas capacidades como profissional.
O LinkedIn é uma ferramenta extremamente útil para quem quer alavancar a carreira profissional. Ele reúne os principais benefícios de uma rede social com um ambiente profissional. Dar atenção para o perfil do LinkedIn é uma ótima ideia, e muito positiva.
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