Métodos infalíveis para aperfeiçoar sua caligrafia

Você com certeza já deve ter usado os famosos cadernos de caligrafia nos primeiros anos de escola. Queridinho das professoras, os cadernos de caligrafia ajudaram a “salvar” a letra de muitas pessoas por aí, afinal, se não fosse por eles não seriam apenas as frases escritas por médicos que seriam praticamente impossíveis de serem lidas.

E você, deseja melhorar a sua caligrafia, mas não sabe como fazer isso? Então continue lendo esse texto e confira alguns métodos para melhorar a sua letra cursiva. Boa leitura!

1 – Analise a sua letra
O primeiro passo para mudar a sua caligrafia é analisá-la. Para isso, em uma folha de papel escreva (preferencialmente à caneta) algumas linhas sobre o assunto que você quiser. Se preferir, pode copiar algumas frases de algum lugar. O importante aqui é avaliar como se encontra a sua caligrafia e o que pode ser mudado para melhorá-la.

2 – Identifique nessas linhas quais são as formas da sua letra
Como é a sua letra? Ela possui diversas curvas ou é simplesmente reta? Os cantos que finalizam as letras são bem fechados e definidos, ou são abertos e acabam fazendo com que as palavras se misturem entre si?

3 – Identifique o ângulo das suas letras
Quanto mais inclinada for a sua escrita, mais difícil será de ler o que você escreve. Dessa forma, identifique qual é o ângulo da sua letra, um pouco inclinada não tem problema, mas atente-se caso seja muito inclinada.

4 – Você consegue escrever em linha reta?
Nesse aspecto observe se a sua escrita vai descendo, subindo ou simplesmente segue um ângulo reto no caderno (de preferência em um caderno que não possua linhas desenhadas).

5 – Leve em consideração o espaço que você deixa entre as palavras
Uma boa dica é que você verifique se há espaço entre uma palavra e outra que seja o suficiente para caber a letra “O”, isso determinará a qualidade da sua caligrafia. Aqui excessos sempre são sinônimos de que algo precisa ser melhorado, caso não haja espaço suficiente, significa que você amontoa as palavras enquanto escreve, dificultando a leitura. Caso haja espaço para além do “O”, significa que você escreve de forma muito espaçada, o que cansa a leitura. Busque o meio-termo.

6 – Tamanho é documento sim
O mesmo da dica anterior é válido aqui: excessos nunca são bons. Tanto letras grandes ou pequenas demais acabam por dificultar a leitura, além de não serem esteticamente bonitas. Por isso, busque adequar o tamanho de sua letra a um formato médio.

7 – Analise o parágrafo como um todo
Você é daquelas pessoas que costumam colocar na caneta toda a força do braço, ou escrevem como quem flutua, fazendo leves rabiscos sobre a folha? Analise se as impressões na folha são fortes ou fracas demais, mais uma vez o equilíbrio é necessário para uma leitura fácil e descomplicada.

8 – Faça um balanço de tudo o que precisa ser melhorado
Agora que você já analisou a sua escrita como um todo, anote tudo o que precisa ser modificado e passe a treinar em seu dia a dia. A escrita pode ser moldada com a prática, então não desista.

 

E para conhecer nossos materiais escolares acesse nosso site e conheça toda nossa linha de produtos!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *