Escolher uma profissão pode ser uma das decisões mais importantes da sua vida, afinal, você passará alguns anos se dedicando e trabalhando com o que escolher. Como, então, saber se você vai tomar a decisão correta? Confira algumas dicas importantes para levar em conta na hora de escolher o que cursar na faculdade.
Liste seus gostos e habilidades
Um dos primeiros passos para escolher o curso adequado para você é o autoconhecimento. Talvez você já saiba as coisas que mais gosta de fazer, por exemplo, escrever, fazer contas, falar com outras pessoas, escutar histórias, fazer atividades com crianças, tocar instrumentos, cozinhar, entre outras opções. Todos esses elementos servem como base para você escolher a profissão que mais se encaixa no seu perfil. Você pode também levar em conta quais são as suas habilidades, ou seja, em quais tarefas você se destaca e tem mais facilidade.
Uma dica importante que certamente pode ajudar bastante na sua decisão é listar as coisas que você não gosta ou não se sente à vontade de fazer. Assim, você pode comparar esta lista com as tarefas básicas de algumas profissões e eliminar aquelas que não se encaixam no seu perfil.
Procure além dos cursos tradicionais
Feita a sua lista, é interessante você escolher suas áreas de interesse e algumas opções de profissões que te atraem para pesquisar sobre elas. Verifique nos sites de algumas universidades qual é a grade curricular dos cursos, que tipo de trabalhos você pode conseguir depois de formado, qual é a remuneração média e outras informações que sejam relevantes para você. Se tiver disposição é legal até mesmo visitar algumas universidades para saber mais sobre quais cursos são oferecidos e quais são os do seu interesse. Lembre-se que existe uma infinidade de áreas para escolher e você deve investigar a fundo para ir além das opções mais tradicionais. Existem cerca de 300 profissões, portanto pesquise bastante!
Se você tem um perfil mais objetivo você pode pesquisar pelas profissões que estão mais em alta no momento. Com as novas tecnologias diversas novas funções são criadas no mercado de trabalho, por isso essa é uma boa opção se você quer estudar algo que esteja com alta demanda no momento. No entanto, é preciso levar em conta o quanto você está disposto a aprender algo novo.
Caso você tenha uma rotina muito agitada talvez uma boa opção sejam os cursos EaD (Ensino a distância). Nesta modalidade você pode estudar nos horários que for mais conveniente. É claro que você também terá que ter bastante disciplina, mas é uma boa opção para quem quer ter mais flexibilidade.
Ainda está na dúvida?
Se você ainda tem muitas dúvidas de qual profissão escolher é interessante também participar de feiras estudantis. Nestes eventos alunos de diversas instituições podem conversar com você sobre os cursos que você mais se interessa e fornecer mais dados para ajudar na sua decisão. Há também a opção de fazer uma orientação vocacional, realizada por um psicólogo. Por meio dessa orientação o profissional irá te orientar sobre qual é a área que mais tem a ver com a sua personalidade e com as suas habilidades.