5 técnicas para você aprimorar a sua caligrafia cursiva

Você acha que sua letra é bonita? Você já ouviu alguém reclamar que não consegue entender a sua letra? Quem tem uma caligrafia ruim pode se sentir constrangido muitas vezes. Isto é tão importante que pode afetar sua vida profissional ou acadêmica.

Você quer conhecer algumas técnicas para aprimorar sua caligrafia cursiva? Então confira abaixo nosso artigo e saiba como melhorar. 😜

1. Analise sua letra

Comece analisando sua caligrafia cursiva. Escolha um assunto qualquer e escreva um parágrafo. Pelo menos cinco frases já são suficientes. Você pode também copiar um parágrafo de um livro ou de uma matéria de jornal. O objetivo aqui é observar como é sua letra.

Depois disso, observe o formato básico de sua letra, seu ângulo, sua altura, sua inclinação, seu alinhamento, seu espaçamento, seu tamanho, etc. Verifique também se você escreve com muita pressão no papel ou se as letras saem fracas e difíceis de ler.

Após observar tudo isso, seja franco e determine quais são os defeitos de sua caligrafia cursiva. O que precisa ser melhorado? Seja bastante sincero nesta análise para que alcance um bom resultado posteriormente.

2. Estilos de caligrafia

Depois de realizar esta análise sincera, o segundo passo é observar outros estilos de caligrafia como forma de inspiração. Veja as que mais te agradam. Pesquise sites e vídeos que mostrem diferentes maneiras de escrever. Como você poderia usar estas inspirações para melhorar a sua caligrafia?

Comece a copiar os estilos que você mais gostar para se exercitar. Uma dica é não ter medo de treinar com caligrafias que sejam completamente diferentes da sua. Você não precisa mudar completamente o jeito de escrever, mas pode adotar alguns aspectos que lhe agradam em outras formas de se escrever uma letra.

3. Escrever no ar

Escrever no ar é uma dica muito boa para quem quer mudar sua caligrafia. Quem tem uma letra ruim, em geral, não teve treinamento adequado e suficiente de alguns grupos de músculos das mãos, ombros e braços.

Por isso, ao escrever no ar, não “desenhe” a letra apenas com a mão. Movimente todo o braço e o ombro neste exercício. Escreva frases usando seu dedo. Isso vai ajudar você a usar todos os grupos musculares que fazem com que você melhore sua caligrafia, evitando que ela se amontoe ou fique bagunçada.

4. Segurando a caneta

Depois, você deve ajustar a forma com que segura à caneta. Você precisa segurá-la entre o polegar e o indicador, utilizando os outros dedos para ajudar e dar estabilidade. A ponta da caneta deve ficar apoiada na pele localizada entre o dedão e o indicador. Ou então na falange do dedo indicador. Apertar demais a caneta e a lapiseira ou segurar de maneira frouxa pode atrapalhar sua caligrafia. Você deve segurá-los a mais ou menos dois dedos da ponta.

5. Pratique

Praticar leva à perfeição, segundo dizem. Por isso, esta é a hora de você treinar sem parar, até notar a melhora de sua caligrafia. Escreva muito, até notar que sua caligrafia melhorou.

E então? Gostou do artigo? Na nossa página você pode encontrar outras informações sobre temas semelhantes. Faça uma visita ao nosso site e conheça também nossa linha de produtos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *