Descubra quais são os elementos da comunicação escrita

Utilizamos a comunicação escrita diariamente para nos comunicar com as pessoas desde sempre. Antigamente além de documentos profissionais e empresariais, mandávamos cartas, telegramas e fax.

Atualmente, isso mudou muito. Com a revolução tecnológica, novas formas de comunicação foram criadas e já conseguimos nos comunicar através de computadores e dispositivos móveis. Mas, para haver uma comunicação perfeita é fundamental sabermos quais os elementos da comunicação escrita. Você sabe?

Primeiros elementos: emissor, mensagem e canal

O primeiro deles é o emissor, que tem a finalidade de criar a mensagem. Ele dá início a qualquer forma de comunicação, sendo diálogos, conversas, discussões, debates, entre outros.

Na comunicação escrita é representado por um escritor de livros, revistas, artigos científicos ou até mesmo por alguém se comunicando por mensagens.

Já o segundo é a mensagem, que é basicamente qualquer coisa que o emissor queira comunicar. Podem ser textos, mensagens curtas e longas ou matéria em uma revista. Mas, como vivemos na era digital, o maior representante da comunicação rápida é o aplicativo de mensagens instantâneas. Por ele, é possível conversar apenas utilizando “emojis”, aquelas carinhas que refletem sentimentos e sensações.

Posteriormente vem o terceiro elemento que é o canal, por onde aquela mensagem será transmitida. Temos como exemplos os livros, revistas, jornais, cartas, televisão, rádio e até mesmo um bilhete com apenas uma palavra.

Os códigos, contexto e os receptores

O próximo elemento da comunicação escrita é o código. Falando de forma mais simples, são os signos gráficos, como as palavras e os símbolos imagéticos. Eles podem ser representados por desenhos e cores.

Você já deve ter notado em histórias em quadrinhos, que às vezes a fala de algum personagem muda de cor. Isso é comumente utilizado para representar o humor e o temperamento do personagem naquele momento.

O quinto elemento da comunicação escrita é o contexto. É a situação em que a mensagem está inserida. Por exemplo: se um emissor escrever em um jornal a palavra “tênis”, pode estar se referindo ao esporte ou ao calçado. Você só saberá certamente do que se trata ao ler a matéria e identificar o contexto, como: “O jogo de tênis foi transmitido pela televisão”.

Por último, mas não menos importante, temos o receptor, que é a pessoa que vai receber a mensagem. No caso da comunicação escrita, podemos dizer que são os leitores de livro, do jornal ou da revista. Só de ler a manchete de um jornal já se torna receptora de uma mensagem.

Por tanto para uma boa comunicação, ela precisa ser escrita através de códigos (as palavras), inserida em um ambiente (contexto), transmitida por um canal específico (o jornal), e escrita por um jornalista (emissor).

Só para exemplificar, este texto mesmo que você está lendo nesse momento possui todos os elementos da comunicação escrita, percebeu?

Agora com todas essas informações sobre os elementos da comunicação escrita, tenho certeza de que ficou com vontade de escrever uma carta para alguém, né? Acesse nosso site e conheça os nossos produtos!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *